Simplificação da segurança funcional com encoder incremental certificado SIL2/PLd

A Leine Linde está lançando o mais recente encoder para instalação de segurança: um encoder incremental com sinais de alta corrente HTL (HCHTL) para ser usado em instalações SIL2/PLd da categoria 3.

Graças à solução de segurança integrada, não será mais necessário um segundo encoder ou sensor de redundância. Isso poupará espaço e diminuirá a necessidade de cabos, o que reduz ainda mais a vulnerabilidade a fatores ambientais, interferências e desgaste.

Em caso de aplicações críticas, que exigem segurança funcional de acordo com a SIL2/PLd na respectiva norma C para obedecer às diretrizes de máquinas, os encoders de segurança funcional da Leine Linde simplificam o projeto do sistema. Os encoders são utilizados principalmente em máquinas de grande porte, motores elétricos de corrente contínua ou alternada e geradores de retroalimentação.

Até então, a única solução de encoder individual era usar um sinal de 1 Vpp, o que não é adequado para esses ambientes pesados, devido ao fato do sinal de 5Vcc ser fraco. A solução é a série FSI 800 com sinais HCHTL de 9 a 30 Vcc, que também atende aplicações que demandam cabeamentos de longa distância (mais de 300 metros). A série FSI 800 atende aos requisitos de exclusão de defeito mecânico através da solução de instalação de eixo não deslizante.