Segurança funcional integrada!

Simplifique a instalação do encoder garantindo que a velocidade, a aceleração e as posições finais estejam dentro dos limites de segurança, de uma maneira funcionalmente segura, com certificação conforme a categoria 3 SIL2/PLd. Conheça o novo produto da Leine & Linde: FSI 900.

A Leine & Linde apresenta uma série de novos produtos, com funções integradas de segurança, a série FSI – em que FSI significa “Functional Safety Integrated” (ou Segurança Funcional Integrada). O FSI 900 controla o movimento de rotação e age imediatamente para certificar que nenhum dos limites estabelecidos seja ultrapassado. Assim como qualquer outro encoder absoluto, ele envia dados para o sistema de controle. Mas ao contrário de um encoder comum, este produto é, por si só, capaz de manter os limites estabelecidos pelo usuário para um funcionamento seguro.

As funções integradas de segurança no FSI 900 são facilmente adaptadas às exigências de segurança, na aplicação específica do encoder. Tradicionalmente, eram necessários componentes separados para ter o monitoramento e regulação da sobrevelocidade e dos limites finais, mas estas funções agora são totalmente contempladas pelo FSI 900. O FSI 900 também pode ser utilizado para monitorar a segurança da aceleração e da inatividade. Desse modo, cumpre-se a Diretiva de Máquinas para a segurança funcional – sem que a unidade de controle do sistema tenha de ser certificada no que diz respeito à segurança.

Após a certificação, o produto cumpre as normas ISO 13849-1, IEC 62061, IEC 61508 e IEC 61800-5-2 quanto à segurança, em conformidade com a categoria 3 SIL2/PLd.