Soluções em encoder para trabalho pesado na área de manutenção preditiva

”Sempre que pensar em manutenção preditiva, use o máximo que puder dos encoders", recomenda o Gerente de Produto Per-Johan Ahlström. “Os encoders rotativos incrementais atuais fornecem dados diagnóstico e operacionais do ambiente. Um encoder é mais do que simplesmente um encoder.

A manutenção preditiva é um dos principais assuntos da "Indústria 4.0". Os processos de manutenção evoluíram de ser preventivos para serem preditivos. É imprescindível localizar a fonte em potencial da falha, antes que os problemas ocorram.

“Os encoders estão perfeitamente preparados para isto, principalmente para operações em trabalho pesado, onde sua resistência é um fator fundamental, e garantir o tempo de operação é de extrema importância”, explica o gerente de Produto, Per-Johan Ahlström. “Não é necessário programar paradas para ativar os encoders rotineiramente, porque o próprio encoder pode fornecer informações sobre seu estado e também contar muita coisa sobre o que está ao seu redor.”

Uma solução comprovada e apreciada

O sistema de diagnóstico avançado ADS, da Leine Linde, foi desenvolvido para permitir a detecção precoce de defeitos internos em encoders rotativos incrementais. A popularidade dos encoders ADS Classic aumentou com rapidez, principalmente nos setores de papel e celuloes, e industria de processamento. Os diagnósticos mostraram ser muito úteis para chegar à conclusão do motivo do defeito e localizar a origem do erro, o que muitas vezes pode ser um desbalanceamento do motor ou rolamentos que estão começando a se desgastar.

ADS Online – múltiplos sensores em um

Com a próxima geração, o ADS Online, as funções dos encoder da Leine Linde foram expandidas e abrangem agora diversos sensores em um só. Este multissensor realiza a leitura constante de vários parâmetros nos arredores do encoder, entre eles, vibração, velocidade do eixo, frequência, temperatura e tensão de alimentação.

O sistema realiza automaticamente a interpretação e a análise de desvios detectados. É gerado o log detalhado de parâmetros operacionais e do ambiente e podem ser analisados pelo software integrado ou no sistema de preferência do usuário. O encoder fornece recomendações sobre quando verificar a instalação e como corrigir deficiências.

ADS Upgrade Unit

Também oferecemos a ADS Upgrade Unit. Esta unidade pode ser adquirida como um módulo à parte e instalada em qualquer encoder da série 800 da Leine Linde que estiver em operação. Isto simplifica o acesso ao "Indústria 4.0" para qualquer sistema de acionamento existente.